O que é Arte Floral?

arte floralAo contrário do que muitos imaginam a arte floral vem de longa data. A arte de como fazer arranjos de flores vai além das técnicas e prática. Por trás existe um significado, uma história.

De acordo com registros históricos os antigos egípcios já utilizavam adornos, arranjos florais e decoração com flores. A flor de lótus era muito especial para os egípcios, segundo as escrituras o primeiro dos deuses teria emergindo do caos inicial e da escuridão sobre esta flor. Acreditavam também que ela era capaz de trazer força e poder. Ela também representa o sagrado nas religiões indianas como o hinduísmo, budismo e jainismo.

Existem evidências que os Chineses no período de 202 AC a 220 DC já sabiam como fazer arranjos de flores. No Japão a arte dos arranjos florais é única e repleta de simbolismo. Entre o fim do sexto e início do sétimo século essa arte foi desenvolvida a partir do costume de oferecer flores ao buda. O Ikebana apesar de ter sua origem na Índia, os responsáveis por tornar sua prática conhecida e estendê-la ao ocidente foram os japoneses. Todos os arranjos são construídos assimetricamente de forma a conseguir um efeito tridimensional e harmonioso.

Até 1868 a arte de como fazer arranjos de flores era uma vocação exclusiva dos homens ,principalmente para sacerdotes budistas, guerreiros samurais e principalmente pessoas da nobreza. Somente após o inicio do século 20 é que começou a ser praticada por um grande numero de mulheres.

Na Grécia e Roma antiga as flores eram mais utilizadas como adornos, sendo as coroas de flores muito populares. Destaque também para grinaldas e guirlandas. Na Roma antiga as coroas eram símbolos de vitória e eram dadas aos militares e comandantes para declarar seu triunfo e sucesso.
No início do século 18 o estilo dos arranjos florais foram dominados pelos franceses e ingleses. A apresentação dos bouquet de flores passa a ser tratada com tons delicados refletindo total feminilidade.

Quando se fala em flores, o belo se faz presente, não somente o visual mas a expressão dos sentimentos que estão contidos seja em um botão ou em um lindo arranjo.

Impossível negar seu poder de aproximar pessoas, de conectar pensamentos e ideais, que através da delicadeza da alma pode ser revelada junto a inspiração. Permite que se compartilhe o belo em todas as suas formas e simetrias. Na criação você é aquele que dá vida, que alimenta as emoções e que as transforma em realidade. O clássico, o moderno ambos fazem parte desta arte, assim como o dia e a noite e as estações do ano. Um misto de sensações que podem ser revelados através do olhar e das mãos conectados com o significado dessa arte. Que através da união da criatividade, sensibilidade e técnica a tornam sublime.

 


Mais informações: http://maisartefloral.com.br/curso-de-arte-floral-online/

 

O significado da cores na Arte Floral

A maioria das pessoas alguma vez na vida já foram presenteadas com arranjos florais. Já se maravilharam com a beleza das cores e formas de uma linda flor. Elas refletem a expressão do sentimento sem que se tenha dito uma única palavra. O apaixonado que inspirado pelo amor escolhe o mais lindo buquê de rosas. O filho que dentre todas as flores escolhe o mais belo dos arranjos florais para declarar o seu amor.

As flores falam por si só, não precisam de intérpretes. Traduzem a emoção do momento. São obras de arte vivas esculpidas pela natureza. Para saber como fazer arranjos de flores o primeiro passo é sensibilidade para deixar o belo entrar em sua vida. Não é apenas juntar algumas flores e colocar um lindo laço. A harmonia tem que estar presente em todos os aspectos.

Suas cores refletem a intenção e o momento. As flores brancas desejam paz ,por outras vezes rogam perdão. As vermelhas preferidas dos apaixonados por expressarem o mais puro amor. As azuis como o céu e o mar simbolizam confiança e harmonia. As amarelas como o sol magnífico astro-rei refletem o sucesso e a amizade. As verdes esperança, prosperidade. A cor laranja significa contentamento, celebração. As roxas indicam mistério, elegância e a cor de rosa a mais pura delicadeza, amor.

Não se pode esquecer de seu perfume que muitas vezes serve de base para as mais cobiçadas fragrâncias.

Para aprender mais sobre a Arte Floral, leia o texto sobre o Curso de Arte Floral Online e descubra como expressar ao máximo toda a beleza das flore por meio de uma arte.